- 16 de junho de 2020
- Publicado por: dominus
- Categoria: Sem categoria
Muitas empresas implementam a estratégia de gestão por competência para melhorar seus resultados e desfrutar dos talentos existentes na empresa.
Gestão por competência ajuda a encontrar talentos na empresa, além de ser um ótimo jeito de administrar.
O que é gestão por competência
Gestão por competência, é optar por possuir profissionais específicos para o gerenciamento de setores, podendo ser um gestor para cada setor.
Se tem um profissional que possui boa capacidade de liderança, vale a pena analisar juntamente com outras qualificações se ela não poderia desempenhar um papel de gestor para conduzir uma determinada equipe.
Essas devidas qualidades, podem ser detectadas na avaliação do dia a dia, ou em um processo que categoriza em três situações que são avaliadas as qualidades:
Conhecimentos: o que a pessoa conhece na teoria;
Habilidades: o desempenho da pessoa na área em que atua;
Atitudes: qual a postura e comportamento, o quanto é determinada e como desempenha as funções particulares
Precisa ser traçado um perfil entre a capacidade individual e organizacional, que agregue a empresa de maneira que consiga fluir mantendo a competitividade.
A gestão por competência ajuda também com a escassez de gestores, será dada atenção para todos os membros da equipe, melhorando o relacionamento e a tomada de decisão.
Como aplicar a gestão por competência na empresa?
Antes de iniciar, é necessário escolher quais as competências centrais, as que você acha que precisam ser desenvolvidas.
É importante saber que algumas atribuições são essenciais para toda a organização, já outras podem ser necessárias para cargos ou setores.
Para o setor de desenvolvimento Humano ou RH, algumas competências mais importantes podem ser usadas no processo de seleção, mas isso não é importante para alguns cargos específicos, como por exemplo o setor financeiro.
As habilidades devem ser avaliadas conforme o caso, avaliar quais cargos necessitam de certos desempenhos e habilidades, quais conhecimentos deve ter, experiências e comportamentos que realmente possam agregar à organização.
É interessante escolher até 6 pessoas, para verificar as competências mais importantes, necessárias a empresa. Se escolher muitas pessoas, vai ficar mais descentralizado e assim, vai ser mais difícil atingir os melhores resultados.
Isso significa que será difícil atingir resultados de alto impacto.
Após a decisão das competências, é ideal desenhar um perfil com a definição e descrição do que é necessário. Faça uma definição pequena com os comportamentos necessários e também os níveis de conhecimento e de atividades que ajudem a desenvolver o profissional.
Com a lista de competências em mãos, é importante comunicar aos envolvidos, principalmente a colaboradores.
Vantagens da gestão por competência
Tornar mais rápidos os processos seletivos
Você provavelmente não quer gastar semanas em um processo seletivo e nem quer contratar alguém que não esteja alinhado com o plano da empresa.
Portanto, o mapa feito pelo RH servirá como guia para preencher essas carências ocasionais.
Baixa rotatividade de funcionários
Com a gestão por competência, a tendência é que haja menos rotatividade e pessoas estão mais engajadas na empresa.
Potencialização de resultados
Pelas avaliações feitas, a empresa terá os profissionais mais qualificados para atender ao planejamento da organização, profissionais estarão mais aptos para os desafios e problemas.
Mais transparência e respeito
Com os treinamentos a serem desenvolvidos, os profissionais serão mais capacitados, também terá conhecimento real sobre os valores da empresa e passará essa impressão para novos colaboradores.
Assim vemos, que o investimento em um bom relacionamento entre a equipe os gestores e a organização em si, pode trazer experiências ricas para o desenvolvimento de todos os profissionais, e a empresa certamente terá um ambiente mais harmônico e com uma liderança positiva.