- 16 de junho de 2020
- Publicado por: dominus
- Categoria: Sem categoria
Apesar do Brasil ser um dos países com mais empreendedores, muitas vezes os negócios são conduzidos de maneira amadora e desorganizada e isso acaba levando a empresa a um fim doloroso e inesperado. Seja para iniciar, reacender ou ressuscitar o seu negócio
planejamento e organização são a chave do sucesso. Imagine que você decide pegar o seu carro e dirigir sem destino. É uma escolha arriscada que tem 50% de chance de dar certo e 50% de chance de dar errado.
Mas se der errado, caso você ainda tenha combustível, pode apenas dar a volta.
Numa empresa não funciona bem assim.
E é por isso que planejamento e organização são essenciais!
Planejar
Planejamento é uma ferramenta utilizada para traçar os caminhos até o seu objetivo. É ideal para a eficácia de uma boa administração e para planejar seu objetivo precisa estar bem definido.
O planejamento é um processo de decisões antecipadas.
Por meio do planejamento, o gestor já sabe o que terá que fazer antes mesmo que a ação seja necessária.
Isso porque ao criar a estrutura e desenhar o plano de aplicação das suas ideias, ele já terá antecipadamente estudado e escolhido caminhos alternativos com base nas simulações de futuro, se preparando para resolver os problemas que podem acontecer e para aproveitar as adversidades que podem surgir.
O planejamento não deve ser considerado um processo engessado, deve ser revisto também quando necessário e o objetivo também pode mudar com o tempo.
Existem três tipos de planejamento:
O planejamento estratégico normalmente é feito por aqueles que estão no topo da hierarquia e possuem uma visão global dos negócios, e traçam os objetivos a longo prazo.
Perfeito para construir, rever ou desenvolver a leitura da realidade de uma organização, onde leitura deverá ser crítica, coerente, completa, inteira, sistemática e compreensível.
Devendo ainda gerar confiança, segurança e clareza ao papel que a empresa quer assumir no mercado.
Planejamento tático é voltado para objetivos em médio prazo e com mais detalhes que o planejamento estratégico. Está voltado para as áreas e departamentos da empresa.
No Planejamento tático as projeções também são feitas para um período um pouco menor, geralmente de 1 a 3 anos.
Planejamento operacional é voltado para objetivos a curto prazo, elaborado para períodos de até seis meses, com definições de métodos e sistemas.
É bem mais detalhado que os outros métodos. Especifica as pessoas envolvidas, e atividades a serem desenvolvidas e suas funções, atividades e divisão de tarefas além de recursos financeiros e equipamentos necessários para colocar o plano em pratica.
Organizar
Depois de planejar você precisa colocar em prática e para isso deve organizar os recursos da empresa.
Definir de que maneira o projeto será feito e distribuir as funções entre os departamentos e profissionais correspondentes.
Sempre buscando fazer o trabalho em menor tempo e com eficiência causando a produtividade do processo e evitando desperdícios.
O administrador precisa de uma ótima capacidade de organização – individual e coletiva.
Também precisa de visão sistêmica e um bom conhecimento sobre os processos produtivos dos setores da empresa para colocar em prática os passos necessários para o alcance dos seus objetivos.
Agora que você já sabe as definições de planejamento e organização, que tal traçar seus objetivos?