De alguns anos para cá o governo tem buscado melhorar suas práticas e tornar a vida dos contribuintes mais fácil. A NFC-e visa melhorar a rotina das empresas e dos consumidores, trazendo mais facilidade no momento da compra, assim como também para a fiscalização na receita. Saiba tudo o que é preciso saber sobre a NFC-e.
O que é a NFC-e
A Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor está sendo implantada em boa parte do país. Os estados de São Paulo e Ceará decidiram por seguir com o seu próprio modelo, tendo o Ceará se inspirado em São Paulo.
Em São Paulo foi criado o SAT, assim, a empresa precisa ter a máquina que substitui o ECF, como também um software para emissão e uma impressora não fiscal.
No Ceará foi criado outro equipamento, com nome de MFE que funciona como o mesmo sistema de São Paulo. No entanto, o contribuinte cearense também pode optar pela NFC-e.
Vantagens para o consumidor com a NFC-e
• Acessar a NF de qualquer lugar e a qualquer momento;
• Dados confiáveis;
• Comodidade, segurança e agilidade antes e depois da compra e;
• Diferente dos cupons as NFs não se apagarão com o tempo, pois estarão disponíveis em arquivo.
Você já precisou verificar se um celular ou outro produto eletrônico ainda estava em garantia? Já precisou procurar a nota fiscal nas pastas de documento ou em outro lugar para poder conseguir acionar a o conserto ou troca dele?
Creio que muitos de nós já passaram por isso. Imagine agora um outro cenário, seu equipamento dá defeito e você acessa seu e-mail ou os arquivos salvos no drive? Bem mais fácil, não é?
Vantagens para a empresa
• Menos burocratização na venda a varejo;
• Melhoria da relação com o fisco, com a simplificação do processo;
• Modernização das administrações tributárias;
• Mais fácil aumentar a capacidade de caixas;
• Proximidade com o cliente e;
• Os QR codes que acompanham a nota podem conter propagandas e assim ser utilizado para o marketing da empresa.
Além das vantagens acima, a NFC-e pode trazer economia com a redução de custos com equipamentos e papéis.
Imagine que sua loja está vendendo muito, mas as filas enormes nos caixas têm atrapalhado e você precisa de mais caixas operando. Você precisa comprar novas máquinas para fazer funcionar, mas isso requer tempo e dinheiro.
Com o sistema de emissão NFC-e você pode operar com máquinas com menor custo, assim fica mais fácil escalonar.
Como funciona na prática:
O código do produto é incluído no sistema, as informações contidas nele são transmitidas, em tempo real para a base do fisco, para a SEFAZ e a resposta dela é imediata.
O consumidor recebe a Nota Fiscal impressa com os dados resumidos ou mais completos, se ele quiser, pode acessar a nota posteriormente de forma remota, pode escolher se quer receber por SMS, e-mail e até redes sociais como Twitter e Facebook.
Para conseguir utilizar ou implementar o sistema para você que está abrindo seu negócio agora, conte com a ajuda de uma empresa de contabilidade.
Fale agora conosco, e agende uma reunião, neste link.
Para mais conteúdos como este, nos siga nas nossas redes sociais.